Conheça A Criação de Adão, de Michelangelo Buonarroti

A 174ª obra homenageada pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é de um dos mais conhecidos pintores do Renascimento. A Criação de Adão foi pintada entre os anos de 1508 e 1510 pelo italiano Michelangelo Buonarroti.

A Criação de Adão, do pintor italiano renascentista Michelangelo Buonarroti é a obra homenageada hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A pintura faz parte do teto da Capela Sistina. Seu pintor é celebrado como o maior artista das três artes visuais: escultura, pintura e arquitetura e também é um dos três maiores artistas renascentistas, ao lado de Leonardo da Vinci e Rafael.

O pintor foi chamado a Roma, na primavera de 1508, pelo papa Júlio II, com o objetivo de pintar os afrescos da Capela Sistina. A pintura foi aclamada como uma obra prima e Michelangelo passou a ser conhecido como o maior artista de seu tempo, o que elevou o prestígio social da atividade artística e de seus praticantes.

A Criação de Adão é uma das maiores narrativas do centro do teto da Capela Sistina. O corpo lânguido de Adão se reclina, quase incapaz de erguer a mão em direção à poderosa figura de Deus, que se aproxima para lhe transmitir a centelha de vida. O pequeno espaço entre os dedos de ambos é ampliado pelo vazio absoluto entre as figuras, sem nada ao fundo que distraia o olhar. Isso torna a imagem claramente visível para quem olha do chão.


3 detalhes de A Criação de Adão se destacam:

1. Rosto de Adão:

É possível perceber que o rosto de Adão foi suavemente modelado. Uma parte do rosto que tem destaque com essa criação suave são os lábios dele, que estão obscurecidos e possuem um toque de coral.


2. Figura abraçada por Deus:

Ao lado da figura que representa Deus há uma outra imagem, sendo abraçada pelo Criador. A expressão dessa figura reforça a tensão psicológica criada pela cena.


3. Face de Deus:

A Face de Deus é modelada com contornos fortes e sombras profundas, além de ser iluminada com o objetivo de criar a escultura facial dentro da moldura de cabelos cinza-claros e barba quase branca. O efeito ainda é acentuado pela luz frontal.



Ficha Técnica - A Criação de Adão:


Autor: Michelangelo Buonarroti 
Onde ver: Capela Sistina, Roma, Itália 
Ano: 1508 - 1510 
Técnica: Afresco 
Tamanho: 380cm x 570cm 
Movimento: Renascimento

Fonte: Universia Brasil

Comentários