Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso


Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013)
Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia.

Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo.
A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista.
Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937
Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde passou por um período de extrema pobreza.
De volta à Marid, Picasso fundou a revista Arte Joven, que teve o primeiro número ilustrado exclusivamente pelo artista. A partir daí, ele passou a assinar suas obras como "Picasso" ao invés de "Pablo Ruiz y Picasso".
                                                                                             Picasso - Paul vestido de arlequín 1924
Suas obras podem ser divididas nas seguintes fases: Azul (onde ele pintou a solidão, a morte e o abandono), Rosa (que foi caracterizada pela abundância de tons rosa e vermelho na presença de acorbatas, dançarinos, arlequins e o mundo do circo), e Protocubismo (na qual predominou a influência das artes gregas, ibérica e africana). Picasso morreu em 1973, em Mougins, na França, com 91 anos.           
                               Picasso - Retrato de la señora h.p (héllène parmelin) 1952
                                  Picasso - Pierreuse, la mano sobre el hombro 1901
                                                           Picasso - Toro moribundo 1934

fonte: globo.com

Comentários