Não é na frente de fachadas antigas, em construções abandonadas, que se constrói a narrativa do espetáculo Murmures de murs, estrelado por Aurélia Thierrée, neta de Charles Chaplin. “O show acontece dentro das paredes da imaginação, talvez na memória. É um pouco enigmático”, explica a atriz que vem pela terceira vez se apresentar no Recife. Aurélia é a principal atração do Festival de Circo do Brasil (responsável por ter trazido a francesa pela primeira vez, em 2007), que começou na última quarta e segue até o dia 23 de outubro.
Murmures des murs estreou em março, mas só foi apresentado na França e na Itália. Aqui no Brasil, só será visto nesta oportunidade pelo público pernambucano. “Estou muito feliz em estar de volta”, disse em entrevista por e-mail. Como em L’Oratorio de Aurélia, espetáculo anterior, a concepção e direção do espetáculo é de Victoria Chaplin, mãe da atriz. “É um processo colaborativo por natureza, mas quem vem com a ideia é Victoria. Muitas coisas eu descubro nos ensaios, outras não, só ao longo dos anos, enquanto passeio por sua imaginação”, conta Aurélia. A atriz é acompanhada no palco por Magnus Jakobsson e Andrew Graham.
Apesar de Victoria e Jean-Baptiste Thiérrée (pai de Aurélia) serem considerados precursores do circo contemporâneo, a atriz explica que Murmures des murs não é um espetáculo de circo. “Nossa intenção não é manter tradições. Estamos interessados em fazer shows, procurando e achando maneiras de fazê-los existir. Esperançosamente, quiçá, proporcionando entretenimento para o público”, complementa.“Gosto disso: do espetáculo continuar impossível de ser definido. Da mesma maneira, também gosto da ideia de que não sou ‘categorizável’. É um híbrido. Não é circo, não é dança. Talvez seja teatro”, conta.
Murmures de murs
Quando: Sexta e sábado, às 21h; e domingo às 18h. Hoje para convidados
Onde: Teatro de Santa Isabel
Quanto: Gratuito. Tirar uma entrada duas horas antes do espetáculo
Informações: 3355-3322
Programação da primeira semana:
Parque Dona LinduDia 14
17h Giullari Senza Frontiere (Itália)
Dia 15
18h Felizardo (Banda Mirim/SP)
21h Quatro (Cia Brincante de Circo/PE)
Dia 16
11h Felizardo (Banda Mirim/SP)
17h Rufino Clown (Itália)
Dias 13 e 14
21h - Levianas em Cabaré Vaudeville (Cia. Animé/PE)
Dias 15 e 16
10h30 - Clown in Libertà (Teatro Necessario/Itália)
21h (dia 15) e 18h (dia 16) - Nouva Barberia Carloni (Teatro Necessario/Itália)
Dias 13, 14, 15 e 16
21h (de 13 a 15) e 18h (dia 16) - Murmures des murs (Aurélia Thierrée /França)
Dias 14, 15 e 16
21h (14 e 15) e 20h (dia 16) - Divinas (Duas Companhias/PE)
Dia 16
10h - Giullari Senza Frontieri (Itália)
Dia 16
17h - Circo Eguap (Argentina)
* Nos teatros, as bilheterias estarão abertas com duas horas de antecedência. Os ingressos são gratuitos.
fonte: DP