A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque recebeu a visita do tenor espanhol Jose Carreras. Carreras, que se apresentou no Recife no último sábado (01/10). O tenor conheceu as instalações do projeto e assistiu a um miniconcerto dos Meninos do Coque. A performance foi realizada na área de lazer do Quartel do Exército do Cabanga, onde se localiza a sede da Orquestra. O coordenador-geral do projeto, juiz João Targino, e o presidente da Associação Criança Cidadã, desembargador Nildo Nery, acompanharam o artista.
Conhecido pelo trabalho humanitário – ele mantém a Fundação Internacional Jose Carreras, de apoio a crianças com leucemia –, Carreras ficou visivelmente sensibilizado ao assistir ao vídeo-documentário dos Meninos do Coque, antes de seguir para a apresentação. “Não tenho palavras para parabenizá-los. Este é um projeto magnífico, porque contempla vários aspectos socioculturais. Os brasileiros devem ficar muitos orgulhosos e contentes por este trabalho”, disse o tenor.
Para João Targino, as palavras de Carreras constituem um grande estímulo. “É importante ressaltar que, neste projeto, não damos esmola, mas oportunidade”, reforçou. Targino contou a Carreras sobre o filme sobre a Orquestra que está sendo produzido, o longa-documentário “Sons da Esperança”. “É isso que tentamos trazer a esses jovens”, comentou o coordenador.
Carreras assistiu à execução de três peças, duas regionais e uma clássica: “Mourão”, de Guerra Peixe; o “Medley Brasil”, que exibe a melodia do frevo e foi conferida com muito entusiasmo pelo tenor; e o “1º Movimento do Concerto de Bach para Dois Violinos”. O maestro Lanfranco Marcelletti conduziu os Meninos com a alegria habitual.
Jose Carreras ficou conhecido pela participação no projeto “Os Três Tenores”, junto a Luciano Pavarotti e Placido Domingo. Ele é considerado o melhor tenor do mundo em atividade.