Pular para o conteúdo principal

Veja lista com principais roubos de quadros em museus desde 2000


Confira a lista:
- 19 de setembro de 2000: Roubam do Museu Nacional de Poznan (Polônia) "A praia de Pourville", de Claude Monet, que foi recuperada em 13 de janeiro passado.
- 22 de dezembro de 2000: Um autorretrado de Rembrandt e dois quadros de Renoir são roubados no Museu Nacional da Suécia, em Estocolmo. Foram recuperados.
11 de maio de 2003: O "Saleiro de ouro", uma das obras mais significativas de Benvenuto Cellin, desaparece do Kunsthistorisches Museum de Viena (Áustria).
- 7 de dezembro de 2002: Roubo dos quadros de Van Gogh "The old church tower at nuenen" e "View of the Sea at Scheveningen" (Vista da praia de Scheveningen na tempestade) no museu Van Gogh de Amsterdã.
- 27 de agosto de 2003: Roubam do castelo escocês de Drumlanrig (Reino Unido) o quadro "A Madonna do fuso" do pintor italiano Leonardo da Vinci. Foi recuperado em 4 de outubro de 2007.
- 22 de agosto de 2004: Os dois quadros mais famosos do pintor norueguês Edvard Munch, "O grito" e "A Madonna", são roubados do museu Munch de Oslo. Foram recuperados em agosto de 2006.
- Maio de 2004: Roubam do Centre Pompidou de Paris a obra de Picasso "Nature morte a la charlotte", que apareceu um ano depois entre papelões na periferia de Paris.
- 14 de novembro de 2006: Roubado o quadro de Goya "Los niños del carretón", propriedade do Museu de Arte de Toledo (Ohio, EUA), quando era transferido para uma exposição em Nova York. Foi recuperado em Nova Jersey seis dias depois.
- 24 de fevereiro de 2006: "Os dois balcões", de Salvador Dalí; "A dança", de Picasso; "Marine", de Monet, e "O Jardim de Luxemburgo", de Matisse são levados do museu "Chacará do Céu", no Rio de Janeiro.
- 5 de agosto de 2007: Cinco encapuzados roubam no Museu de Belas Artes "Jules Chéret" de Nice (França) os quadros "Falaises près de Dieppe", de Claude Monet; e "Allée de peupliers de Moret", de Alfred Sisley, que já tinham sido roubados em 1998.
- 20 de dezembro de 2007: Roubam do Museu de Arte de São Paulo "El retrato de Suzanne Bloch", de Picasso; e "O Lavrador de Café" de Cândido Portinari. Foram recuperadas em 8 de janeiro de 2008.
- 7 de fevereiro de 2008: Roubam "Tête de cheval" (1962) e "Verre et pichet" (1944), dois quadros de Picasso avaliados em milhões de euros, no centro cultural de Pfaffikon, no cantão de Schwyz (Suíça).
- 10 de fevereiro de 2008: Três encapuzados armados roubam no Museu de Zurique(Suíça) as pinturas impressionistas de Paul Cézanne (1888); "Comte Lepic et ses filles", de Edgar Degas (1871); "Branche de marronnier en fleurs" ( 1890), de Vincent Van Gogh; e "Les coquelicots près de Vétheuil" (1879) de Claude Monet.
- 8 de agosto de 2008: Roubam do Museu de Gelsenkirchen (Alemanha) os quadros expressionistas "Retrato de mulher", de Emil Nolde; "Kopf Dr. Pauli", de Ernst Ludwig Kirchner; e a litografia de Otto Müller.
- 12 de junho de 2008: Três assaltantes roubam no espaço Estação Pinacoteca de São Paulo as gravuras de Picasso "O pintor e seu modelo" (1963) e "Minotauro, bebedor e mulheres" (1933); além da obra "Mulheres na janela" de Emiliano Di Cavalcanti, e a aquarela "Casal", de Lasar Segall. Foram recuperadas em agosto de 2008.
- 1 de maio de 2009: Roubam o quadro deSalvador Dalí "Adolescência" e o da polonesa Tamara de Lempicka "La musicienne", do museu Scheringa em Spanbroek (Holanda).
- 24 de setembro de 2009: Duas pessoas roubam "L'Olympia", de René Magritte, de um museu de Jette (Bruxelas).
- 8 de junho de 2009: Roubam um caderno com 33 desenhos de Pablo Picasso, do Museu Picasso de Paris
31 de dezembro de 2009: Desaparece "Les choristes", também chamada de "Les Figurants", de Edgar Degas, do Museu Cantini de Marselha.
fonte: G1

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...