Pular para o conteúdo principal

Salão de Artes Plásticas de Pernambuco é finalmente inaugurado

Lançado em 2008, o 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco só começará a ser visto pelo público a partir desta semana, no Museu do Estado. No lugar de prêmios para obras prontas, os artistas selecionados no concurso (de abrangência nacional) receberam dinheiro para construirem seus trabalhos ao longo de dez meses. Os projetos demoraram para ser concluídos por causa de atrasos nos pagamentos e a abertura da mostra também foi adiada diversas vezes devido a entraves administrativos do governo. Espera-se que a próxima edição, que deve ser anunciada ainda em 2011, seja melhor organizada.
No Museu do Estado, poderão ser vistos trabalhos de nove artistas ou coletivos, sob a curadoria de Luiz Camillo Osório (RJ) e Luisa Duarte (RJ/SP). Os demais premiados serão conhecidos a partir do dia 7 de dezembro, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam). No Salão como um todo, foram 34 contemplados (além dos artistas da exposições, há quatro prêmios para trabalhos de grafite; cinco para intercâmbio em arte-educação; e quatro para ensaios teóricos que serão lançados junto ao catálogo das mostras, no dia 19 de janeiro). 

Veja breve apresentação das obras da exposição no Museu do Estado:

Amanda Melo (PE/ MG) - Faz desenho-performance, ao entrar no mar com um caderno de folhas de aquarela.

Fabiano Gonper (PB/ SP) - Investiga a ideia de indivíduo e sujeito e do seu entorno. Os Videodesenhos foram construídos com webcam e em alto contraste (preto e branco).

Jeims Duarte (PE) - O artista abandona não-objetos (Urbólides), como um saco de colorau, na rua. Depois persegue suas trajetórias e a apropriação deles pelos passantes.

Pedro David (MG) - Resultado de percurso do fotógrafo por dois meses pelo Sertão.

Maria Eduarda Belém (PE) - Passado e presente mesclados através de símbolos da arquitetura do Recife dos séculos 18 e 19, e de vídeo de acácias.

Sofia Borges (SP) - Série de fotografias de paisagens.

Elisa Pessoa e Celina Portella (RJ) - Numa sala com projeções, elas caminham pelas paredes. Sublinham o estado de incerteza em relação ao que vemos.

Cia de Foto (SP) - Coletivo de foto apresenta Natureza, imagem em grande dimensão, clicada no Parque Trianon, em São Paulo.

Matheus Rocha Pitta (RJ) - Em Drive Thru # 2, o artista desmontou carro velho e clicou suas partes isoladas, resultando num livro de fotos.

SERVIÇO
47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco
Museu do Estado (Avenida Rui Barbosa, 960. Graças)
Abertura: 29 de novembro, às 19h
Visitação: Até 22 de janeiro de 2012 (de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h)
Informações: 3184-3174

Com informações de Júlio Cavani e Tatiana Meira, do Diario de Pernambuco

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...