Lançado em 2008, o 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco só começará a ser visto pelo público a partir desta semana, no Museu do Estado. No lugar de prêmios para obras prontas, os artistas selecionados no concurso (de abrangência nacional) receberam dinheiro para construirem seus trabalhos ao longo de dez meses. Os projetos demoraram para ser concluídos por causa de atrasos nos pagamentos e a abertura da mostra também foi adiada diversas vezes devido a entraves administrativos do governo. Espera-se que a próxima edição, que deve ser anunciada ainda em 2011, seja melhor organizada.
No Museu do Estado, poderão ser vistos trabalhos de nove artistas ou coletivos, sob a curadoria de Luiz Camillo Osório (RJ) e Luisa Duarte (RJ/SP). Os demais premiados serão conhecidos a partir do dia 7 de dezembro, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam). No Salão como um todo, foram 34 contemplados (além dos artistas da exposições, há quatro prêmios para trabalhos de grafite; cinco para intercâmbio em arte-educação; e quatro para ensaios teóricos que serão lançados junto ao catálogo das mostras, no dia 19 de janeiro).
Veja breve apresentação das obras da exposição no Museu do Estado:
Amanda Melo (PE/ MG) - Faz desenho-performance, ao entrar no mar com um caderno de folhas de aquarela.
Fabiano Gonper (PB/ SP) - Investiga a ideia de indivíduo e sujeito e do seu entorno. Os Videodesenhos foram construídos com webcam e em alto contraste (preto e branco).
Jeims Duarte (PE) - O artista abandona não-objetos (Urbólides), como um saco de colorau, na rua. Depois persegue suas trajetórias e a apropriação deles pelos passantes.
Pedro David (MG) - Resultado de percurso do fotógrafo por dois meses pelo Sertão.
Maria Eduarda Belém (PE) - Passado e presente mesclados através de símbolos da arquitetura do Recife dos séculos 18 e 19, e de vídeo de acácias.
Sofia Borges (SP) - Série de fotografias de paisagens.
Elisa Pessoa e Celina Portella (RJ) - Numa sala com projeções, elas caminham pelas paredes. Sublinham o estado de incerteza em relação ao que vemos.
Cia de Foto (SP) - Coletivo de foto apresenta Natureza, imagem em grande dimensão, clicada no Parque Trianon, em São Paulo.
Matheus Rocha Pitta (RJ) - Em Drive Thru # 2, o artista desmontou carro velho e clicou suas partes isoladas, resultando num livro de fotos.
SERVIÇO
47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco
Museu do Estado (Avenida Rui Barbosa, 960. Graças)
Abertura: 29 de novembro, às 19h
Visitação: Até 22 de janeiro de 2012 (de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h)
Informações: 3184-3174
Com informações de Júlio Cavani e Tatiana Meira, do Diario de Pernambuco