Pular para o conteúdo principal

Coleção relança discos de música clássica a preços acessíveis

Já é possível encontrar nas lojas de CDs que trabalham com música clássica os primeiros exemplares da coleção Experience. Lançada na Europa em 2010, pela Warner Classicsand Jazz (WCJ), a coleção é resultado de interessante trabalho de resgate de gravações de boa qualidade realizadas desde o fim da década de 1960 até 2006. Remasterizado na Inglaterra com avançados recursos técnicos, o material fonográfico é impecável e, sem os custos de gravação, tornou-se comercializável a preço mais acessível.
De posse do vastíssimo acervo recuperado, a ideia da WCJ foi montar uma série atraente para as pessoas que estão começando a se familiarizar com a música de concerto ou mesmo com a ópera. É o que justifica o trabalho de compilação que caracteriza a coleção Experience, que optou por reunir em um CD duplo uma sequência de aperitivos de cada autor, em vez de sinfonias ou óperas inteiras. São duas horas e meia de músicas que podem ser tocadas randomicamente, ao gosto do freguês. É uma solução sem dúvida bem mais ao agrado dos mais jovens e que apenas se iniciam no universo habitado por Mozart, Beethoven, Verdi e Wagner.
Não é preciso comprar a coleção inteira, pois os CDs são vendidos separadamente, o que permite escolher os autores preferidos. O preço encontrado é de R$ 55, relativamente barato para um CD duplo desse tipo de música, com esse nível de qualidade. Mas bem que poderia custar menos – na Inglaterra, cada exemplar pode ser comprado por 6,99 libras, cerca de R$ 20 (menos da metade!).
Para ser ainda mais acessível, a coleção foi montada em dois, digamos, segmentos: de mesmo autor podemos ter dois CDs duplos diferentes, um de peças orquestrais e o outro com trechos selecionados de óperas ou obras corais. Assim, o ouvinte pode comprar primeiro só o The Mozart experience e se deliciar com 27 faixas que vão desde a abertura de As bodas de Fígaro até o quarto movimento da Sinfonia nº 41, passando pelo famoso andante do Concerto nº 21 para piano e o genial adagio do Concerto em Lá maior para clarineta. Já em The Mozart opera experience as vozes do mundo envolvente do compositor de As bodas de FígaroDom Giovanni,A flauta mágica merecem repetidas visitas.
O segmento Opera experience é, aliás, uma boa entrada no mundo da ópera para quem ainda não tem o hábito de frequentar esse tipo de espetáculo. A WCJ selecionou trechos consagrados dos principais autores em gravações muito bem-sucedidas. É ótimo o CD duplo com trechos inesquecíveis de obras do maior compositor alemão de óperas, Richard Wagner (O navio fantasmaLohengrinA valquíriaTannhauserTristão e Isolda, e Mestres cantores eNuremberg). Também merecem destaque os CDs dos mestres da ópera italiana, Verdi e Puccini, com gravações da célebre Accademia Nazional edi Santa Cecilia, de Roma, e da Sinfônica de Londres.
Entre os orquestrais, são especialmente recomendáveis o CD The Vivaldi experience, com ótimas performances do grupo I Solisti Veneti e do fantástico flautista francês Jean-Pierre Rampal (falecido em 2000), e o CD The Mahler experience, com trechos de nove de suas 10 sinfonias, começando pelo primeiro movimento da bela 5ª Sinfonia em dó menor, com a Sinfônica de Chicago, regida pelo argentino Daniel Baremboim. Mas há ainda ótimas compilações de peças de mestres da orquestração como Sibelius, Elgar, e Mendelssohn, além dos obrigatórios Bach, Haydn e, é claro, Beethoven.
Por Pedro Maciel Guimarães, do Estado de Minas/Pernambuco.com

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...