Já é possível encontrar nas lojas de CDs que trabalham com música clássica os primeiros exemplares da coleção Experience. Lançada na Europa em 2010, pela Warner Classicsand Jazz (WCJ), a coleção é resultado de interessante trabalho de resgate de gravações de boa qualidade realizadas desde o fim da década de 1960 até 2006. Remasterizado na Inglaterra com avançados recursos técnicos, o material fonográfico é impecável e, sem os custos de gravação, tornou-se comercializável a preço mais acessível.
De posse do vastíssimo acervo recuperado, a ideia da WCJ foi montar uma série atraente para as pessoas que estão começando a se familiarizar com a música de concerto ou mesmo com a ópera. É o que justifica o trabalho de compilação que caracteriza a coleção Experience, que optou por reunir em um CD duplo uma sequência de aperitivos de cada autor, em vez de sinfonias ou óperas inteiras. São duas horas e meia de músicas que podem ser tocadas randomicamente, ao gosto do freguês. É uma solução sem dúvida bem mais ao agrado dos mais jovens e que apenas se iniciam no universo habitado por Mozart, Beethoven, Verdi e Wagner.
Não é preciso comprar a coleção inteira, pois os CDs são vendidos separadamente, o que permite escolher os autores preferidos. O preço encontrado é de R$ 55, relativamente barato para um CD duplo desse tipo de música, com esse nível de qualidade. Mas bem que poderia custar menos – na Inglaterra, cada exemplar pode ser comprado por 6,99 libras, cerca de R$ 20 (menos da metade!).
Para ser ainda mais acessível, a coleção foi montada em dois, digamos, segmentos: de mesmo autor podemos ter dois CDs duplos diferentes, um de peças orquestrais e o outro com trechos selecionados de óperas ou obras corais. Assim, o ouvinte pode comprar primeiro só o The Mozart experience e se deliciar com 27 faixas que vão desde a abertura de As bodas de Fígaro até o quarto movimento da Sinfonia nº 41, passando pelo famoso andante do Concerto nº 21 para piano e o genial adagio do Concerto em Lá maior para clarineta. Já em The Mozart opera experience as vozes do mundo envolvente do compositor de As bodas de Fígaro, Dom Giovanni,A flauta mágica merecem repetidas visitas.
O segmento Opera experience é, aliás, uma boa entrada no mundo da ópera para quem ainda não tem o hábito de frequentar esse tipo de espetáculo. A WCJ selecionou trechos consagrados dos principais autores em gravações muito bem-sucedidas. É ótimo o CD duplo com trechos inesquecíveis de obras do maior compositor alemão de óperas, Richard Wagner (O navio fantasma, Lohengrin, A valquíria, Tannhauser, Tristão e Isolda, e Mestres cantores eNuremberg). Também merecem destaque os CDs dos mestres da ópera italiana, Verdi e Puccini, com gravações da célebre Accademia Nazional edi Santa Cecilia, de Roma, e da Sinfônica de Londres.
Entre os orquestrais, são especialmente recomendáveis o CD The Vivaldi experience, com ótimas performances do grupo I Solisti Veneti e do fantástico flautista francês Jean-Pierre Rampal (falecido em 2000), e o CD The Mahler experience, com trechos de nove de suas 10 sinfonias, começando pelo primeiro movimento da bela 5ª Sinfonia em dó menor, com a Sinfônica de Chicago, regida pelo argentino Daniel Baremboim. Mas há ainda ótimas compilações de peças de mestres da orquestração como Sibelius, Elgar, e Mendelssohn, além dos obrigatórios Bach, Haydn e, é claro, Beethoven.
Por Pedro Maciel Guimarães, do Estado de Minas/Pernambuco.com