Pular para o conteúdo principal

Você conhece a Broadway?




A Broadway, além de ser praticamente a avenida mais importante de Nova Iorque, metrópole vital dos Estados Unidos, é considerada pelos habitantes desta cidade o seu maior ícone. Seu nome indica um pouco de sua topografia, pois significa, na língua inglesa, ‘via larga’.
Este marco geográfico escapou do Commissioner’s Plan de 1811 –projeto urbanístico empreendido em Nova Iorque neste período -, uma vez que sua criação é anterior a este Plano. Desta forma ela não se submete ao formato ortogonal conferido a esta metrópole.

A Broadway é célebre por seus estabelecimentos teatrais, que tornaram famosos diversos musicais neles encenados, muitos dos quais permaneceram em exibição ao longo de vários anos. Mas, historicamente, pode-se dizer que, há pelo menos 15 anos atrás, esta era uma avenida normal, com alguns teatros, muitos delinquentes e viciados frequentando suas esquinas. Depois de uma profunda transformação em seu cenário, com a renovação dos seus mais de cinco mil teatros, dispostos ao longo de 30 km desta via, ela conquistou o status que remanesce até nossos dias, o de um dos mais consideráveis núcleos artísticos e econômicos de Manhattan.


A avenida cruza a Times Square, célebre ponto de convergência das principais vias de Nova Iorque, configurando o importante roteiro cultural conhecido como o Circuito Broadway. Nele se notabilizou o estilo batizado de teatro musical, ou seja, peças normalmente encenadas em estabelecimentos criados para esse fim, sendo um dos mais famosos o Broadway Theatre.
O Teatro Broadway já foi até mesmo personagem de produções cinematográficas, como, por exemplo, King Kong. Ele é um dos mais notáveis neste campo, no interior da cultura inglesa, figurando ao lado do West End, de Londres. Nele se apresentam os melhores profissionais e as representações teatrais mais importantes.


Os Shows da Broadway consistem em espetáculos comerciais de grande porte, criados justamente para agradar o gosto popular. Aliás, é a avaliação deste, somada à dos críticos, que determina quanto tempo uma determinada peça continuará ocupando os palcos desta região. Basicamente estas produções unem música, dança, teatro convencional e recitação de textos dramatúrgicos.

Muitos destes musicais contaram com a presença histórica de compositores do porte de George Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers, Irving Berlin, Jerome Kern, Noel Coward, Leonard Bernstein, entre outros. Vários destes espetáculos tornaram-se clássicos da história do teatro musical, tais como Les Miserables, Cats, West Side Story, The Sound of Music, My Fair Lady, Jesus Cristo Superstar, e outros mais, alguns deles levados às telas dos cinemas.
Atualmente vários sucessos cinematográficos se transformaram em musicais, um sinal dos novos tempos. Entre eles estão A Cor Púrpura, A Bela e a Fera e O Rei Leão.

Fonte: http://www.infoescola.com

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...