Especialistas podem ter encontrado uma réplica feita na mesma sala e ao mesmo tempo que a pintura original
por Redação GalileuDetalhe da Mona Lisa do Museu do Prado // Crédito: Divulgação Museu do Prado
Existem muitas réplicas da famosa pintura de Leonardo Da Vinci por aí – todas criadas muitos anos após a original ter alcançado sua fama. Mas agora, especialistas acreditam que uma das releituras da obra-prima do Renascimento foi criada ao mesmo tempo e até na mesma sala que a Mona Lisa.
Uma réplica, localizada no Museu do Prado, em Madrid, estava sendo restaurada quando foi percebido que o desenho que o pintor usou como base se parecia muito com o original de Da Vinci. Então, os conservadores compararam imagens em infravermelho tiradas da Mona Lisa com a da “Mona Lisa do Prado”. Os resultados provaram que os dois trabalhos foram feitos ao mesmo tempo, no século XVI.
A hipótese destes conservadores é que um aprendiz de Leonardo Da Vinci teria acompanhado o trabalho do mestre, pintando a Mona Lisa do Prado juntamente com ele e, talvez, observando a modelo da mesma forma. Se isso for provado, significa que mais informações sobre a origem misteriosa do retrato (e da retratada) podem ser obtidas.
A versão “gêmea” da Mona Lisa deverá ser exibida pelo Museu do Prado ainda este mês.