Pular para o conteúdo principal

GRAVATÁ RECEBE FESTIVAL VIRTUOSI PELO QUARTO ANO

O MINISTÉRIO DA CULTURA E A PREFEITURA DE GRAVATÁ apresentam o VIRTUOSI GRAVATÁ que sobe a serra pela quarta vez para levar grandes nomes da música para aIgreja Matriz de Sant’Ana, no centro da cidade. Apresentado pela Prefeitura de Gravatá e com patrocínio do BNDES, o festival acontece de 13 a 22 de julho, com programação gratuita. 

Este ano o festival faz especial homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.
Entre os destaques da programação do festival realizado pelo maestro Rafael Garcia e pela pianista Ana Lúcia Altino, encontra-se João Carlos Martins, o famoso maestro e pianista, considerado um dos maiores intérpretes de Bach, que recentemente submeteu-se a uma cirurgia no cérebro para recuperar o movimento dos braços e “sonhar” com sua volta ao Carnegie Hall, NY. Destacam-se também o violinista russo Nikita Borisoglebsky, medalha de prata do Concurso Tchaikovsky de violino de 2007, o pianista lituano Kasparas Uinskas, o violinista francês Gilles Apap, considerado o “violinista do século XXI”, o violoncelista pernambucano Leonardo Altino, o contrabaixista russo Rinat Ibragimov, principal da Orquestra Sinfônica de Londres, entre outros artistas convidados.

Para homenagear Luiz Gonzaga, o IV VIRTUOSI DE GRAVATÁ encomendou a obra Memorial Musical de Luiz Gonzaga ao compositor paraibano Eli-Eri Moura cuja estréia será no dia 21 de julho. A obra tem texto de Tarcísio Pereira e está escrita para acordeom, viola, narrador, coro e orquestra. Além da grande homenagem a Luiz Gonzaga, o VIRTUOSI também celebra os 150 anos de nascimento do francês Claude Debussy com apresentação de obras importantes do compositor. Recitais ficam a cargo do pianista filipino Victor Asuncion, do pianista lituano Kasparas Uinskas e da pianista chinesa Tian Lu que executarão estudos, preludios e outras obras de destaque do compositor francês. As duas sonatas escritas para violino e violoncelo também serão apresentadas pelo violinista Nikita Borisoglebsky e pelo violoncelista Leonardo Altino.  Destaca-se ainda a participação especial do violinista francês Gilles Apap & Transylvania Mountain Boys.

FORMAÇÃO: A quarta edição do festival recebe cerca de 40 bolsistas, todos instrumentistas de cordas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte que, além de integrar a orquestra do festival recebem aulas de grandes professores como os violinistas Caroline Chéhadé (Canadá) e Alessandro Borgomanero (Brasil); o violista brasileiro Rafael Altino, a violoncelista dinamarquesa Katarina Bundsgaard e o contrabaixista russo Rinat Ibragimov. Vale salientar a presença de 13 jovens músicos integrantes da Orquestra Criança Cidadã do Coque. Este ano também o Virtuosi inova levando a música para a área rural. Serão realizados dois concertos nos distritos aos domingos.

PROGRAMAÇÃO: A abertura do IV VIRTUOSI DE GRAVATÁ, na sexta 13/07, será às 19h com o concerto MOZART PARA SEMPRE que conta com a participação do pianista Victor Asuncion, da violinista canadense Caroline Chéhadé, do violista Rafael Altino e da Orquestra do Festival sob a direção do Maestro Rafael Garcia.
A programação do dia seguinte, sábado (14/07), começa às 11h com recital do pianista filipino Victor Asuncion dedicado a Debussy e Ravel. Victor Asuncion tem se apresentado em grandes salas de concerto de vários países como Canadá, Japão, México e Filipinas. Entusiasta da música de câmara tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, entre outros. É professor assistente de piano da Universidade de Memphis desde 2004.

A noite do sábado apresenta o duo de violino-piano com Nikita Borisoglebsky e Kasparas Uinskas. Um dos mais brilhantes músicos da nova geração, Nikita Borisoglebsky tem sido reconhecido depois de sua apresentação brilhante no Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou onde recebeu a medalha de prata além de cinco prêmios especiais. Detentor dos primeiros prêmios do Concurso Internacional Joseph Joachim de Hannover (2006) e Concurso Internacional David Oistrakh de Moscou (2007), Nikita apresentou-se com grande sucesso no Festival das Noites Brancas tocando com a orquestra do Teatro Mariinsky sob regencia do Maestro Valery Gergiev.

Domingo (15/07) pela manhã, às 11h, será o recital do violista pernambucano Rafael Altinoacompanhado pelo pianista filipino Victor Asuncion. Mestre em Viola pela Juilliard School, foi membro da Filarmônica de New York e da orquestra “Sejong Soloists”. Atualmente é Primeiro Viola Solo da Orquestra Sinfônica de Odense e professor da Carl Nielsen Academy of Music, Dinamarca. Em maio de 2009 participou da turnê da Orquestra Filarmônica de Oslo na Europa como principal viola convidado.

O festival continua durante a semana com concertos sempre às 19h. Na segunda-feira (16/07), o VIRTUOSI GRAVATÁ apresenta recital do pianista Kasparas Uinskas. Estudou na Academia Lituana de Música e Teatro, Academia de Música Frédéric Chopin de Varsóvia (Polônia) e The Juilliard School (Nova York) como beneficiário da Bolsa Vladimir Horowitz. É diretor artístico do festival internacional “Nova Geração Musical” (Lituânia).

Na terça-feira (17/07), João Carlos Martins estará à frente da Orquestra do Festival com uma programação muito especial, inclusive atuando como solista em algumas obras. Entre Bach e Clóvis Pereira, João Carlos Martins apresenta obras de Tom Jobim, Baden Powell e Morricone.

No dia 18 será a apresentação da pianist chinesa Tian Lu que apresentará um programa dedicado a Claude Debussy especialmente. Elogiada pelo Miami Herald como ” uma artista promissora, claramente talentosa, com fortes instintos musicais e técnica impecável”, a pianista chinêsa Tian Lu já se apresentou como solista em toda a Ásia, Estados Unidos, Europa e América do Sul. Seu sucesso no mundo inteiro inclui prêmios em 9 concursos internacionais de piano.

Os artistas convidados para o festival se apresentarão na quinta feira dia 19 às 19h, numa noite dedicada à música de câmara. Os instrumentistas se encontram para realizar um programa especial onde obras de Rossini mostram a versatilidade do contrabaixo. O convidado especial da noite é o contrabaixista Rinat Ibragimov, principal contrabaixista de uma das mais importantes orquestras do mundo e professor da Guildhall School of Music and Drama (Londres).

Na sexta feira dia 20 Gilles Apap & Transylvanian Mountain Boys sobem ao palco da Igreja Matriz para realizar um espetáculo imperdível. Aclamado como o violinista do século 21 por Yehudi Menuhin, Gilles Apap é muito solicitado para tocar como solista com orquestras de todo mundo. Tornou-se amplamente conhecido por sua extraordinária habilidade de integrar estilos de música tão diversas como a americana oldtime, irlandês e cigana, com as normas do repertório clássico. Nascido na Argélia, Gilles Apap foi criado na França. Nos Estados Unidos estudou no Curtis Institute of Music.

No segundo sábado (21/07) do IV VIRTUOSI DE GRAVATÁ, a programação se divide em dois concertos, um às 11h e outro às 19h. Pela manhã, recital da violinista canadense Caroline Chéhadé acompanhada pela pianista Tian Lu. Reconhecida pela imprensa como “umaverdadeira violinista com uma técnica completa e sonoridade bem clara”, Caroline Chéhadé é vencedora em numerosos concursos, incluindo o Prix d’Europe. Formou-se com o Grand Prix do Conservatório de Música de Montreal e pela Manhattan School of Music e Mannes College. Caroline Chéhadé toca no Stradivarius Windsor-Weinstein de 1717 cedido por empréstimo pelo Conselho Canadá para as Artes.

No programa noturno, a Orquestra do Festival toma a Igreja Matriz de Sant’Ana, sob a batuta do Maestro Rafael Garcia. Será o grande momento da homenagem a Luiz Gonzaga. A noite começa com a obra A Coragem e a Cara – Memorial Musical de Luiz Gonzagapara ator, viola e acordeon solistas, octeto vocal, orquestra de cordas e sons eletrônicos, especialmente encomendada ao compositor Eli-Eri Moura com texto de Tarcisio Pereira. A obra terá a participação de: Flávio Melo (ator), Rafael Altino (viola), Lucyane Alves (acordeon), Coro Sonantis (UFPb), orquestra do festival. Em seguida e encerrando a noite o violoncelista Leonardo Altino sobe ao palco como solista da Orquestra do Festival apresentando obras de Tchaikowsky.

O festival se despede no domingo (22/07) com um concerto às 11h. O violoncelistaLeonardo Altino apresenta seu CD Poema com obras do compositor pernambucano Marlos Nobre além de Debussy e Shostakovich. Ao piano sua mãe Ana Lúcia Altino.
Serviço:
IV FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, diretor artístico
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA
13 a 23 de julho de 2012
Abertura, 13/07, às 19h
Sábado, 14/07, às 11h e 19h
Domingo, 15/07, às 11h
Segunda à sexta, 16 a 20/07, às 19h
Sábado, 21/07, às 11h e 19h
Domingo, 22/07, às 11h.

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...