A Casa de Leilões Esmalte Russo apresentou em 8 de novembro em Moscou obras-primas da arte da Rússia e da Europa ocidental, que estarão no centro da próxima hasta pública.
A exposição inclui obras de pintura e artes gráficas, artigos de porcelana e de vidro, ícones, artigos de prata, de esmalte e de joalharia. Uma pérola da coleção é, sem dúvida, um Auto-Retrato de Zinaida Serebriakova, uma das primeiras mulheres russas que entrou na história da pintura.
“Esta obra foi pintada em 1922, antes de Serebriakova ter emigrado da Rússia, - disse à Voz da Rússia a perita de Seção de Artes Gráficas e de Pintura da Casa de Leilões, Ekaterina Tchesnova. – Tais obras são bastante raras no mercado e apreciadas mais do que os quadros pintados no estrangeiro. OAuto-Retrato tem uma origem excelente – provém da famosa coleção do professor Lev Loytsianski, fundador da cátedra de dinâmica de fluidos da Universidade Politécnica de São Petersburgo.”
São conhecidos muitos auto-retratos de Zinaida Serebriakova. Na opinião de Ekaterina Tchesnova, o quadro representado na exposição pode ser qualificado como obra-prima da talentosa pintora russa, o que condiciona seu preço preliminar relativamente alto – mais de 400000 euros.
“Atualmente, no mercado de antiguidades, assiste a uma calmaria em relação a artigos maciços e de médio valor, - destaca o diretor da Casa de Leilões, Vladimir Labazov. – Mas as obras de alto nível sempre têm grande procura. Esperamos que o quadro de Serebriakova obtenha seu admirador, porque tais obras são raramente encontradas no mercado.”
Não menor interesse terá entre os visitantes da exposição um retrato de atora, pintado a lápis em 1917 por Yuri Annenkov, um dos mais notáveis artistas da vanguarda russa. Naquele ano o pintor e gráfico russo entrou no World of Art, que exerceu uma enorme influência no desenvolvimento da pintura russa do século XX.
fonte: Voz da Russia

