O mais freqüentado museu do planeta – o Louvre – tem, desde 3 de abril, um novo diretor. Jean-Luc Martinez, de 49 anos , formado em história e ex-membro da Escola Francesa de Atenas (1993-1996), chegou ao Louvre em 1997 para assumir o setor de escultura grega, como conservador. Deu aulas na Escola do Louvre e 10 anos depois foi nomeado diretor do departamento de antiguidades gregas, etruscas e romanas. Ao assumir o cargo de diretor presidente do Louvre, assumiu também o compromisso de acompanhar a construção da filial do Louvre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.O prédio, assinado por Jean Nouvel (o mesmo do magnífico Instituto do Mundo Árabe em Paris), tem orçamento entre 80 a 110 milhões de euros e vai ocupar uma área de 24 mil metros quadrados. Martinez também cuida da extensão do Louvre na cidade francesa de Lens.
É bom reconhecer: grande parte dos visitantes do Louvre em Paris é de turistas brasileiros. Que gostam, sim, de arte e não apenas dos gadgets americanos ou made in China. A revista The Art Newspaper organizou uma lista das exposições mais visitadas no mundo. E o Brasil figura com três delas: a “Amazônia: Ciclos da Modernidade”, no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, que foi a 2ª. exposição mais freqüentada no mundo em 2012, recebendo entre maio e junho 7.928 interessados diariamente. O primeiro lugar ficou com a mostra “Antigos Mestres Holandeses”, inaugurada no Museu de Arte Metropolitano de Tóquio, que teve média diária de 10.573 pessoas. Na sétima posição ficou “Antony Gormly:Corpos Presentes” exibida também no CCBB do Rio entre agosto e setembro de 2012, com média de 6.909 visitantes-dia. Outro destaque mundial foi “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, entre agosto e setembro do ano passado no CCBB de São Paulo, com visita de 5.660 pessoas diariamente.
Depois do Louvre, é o Metropolitan de Nova York o segundo colocado, com mais de 6,1 milhões de visitantes. Em terceiro lugar ficou o British Museum de Londres, com freqüência de 5,7 milhões.
Só o novo espaço do departamento de Artes do Islã do Louvre, inaugurado em fins de 2012 com suas salas enterradas no subsolo e o teto imitando um tapete voador, recebeu um milhão de visitantes em apenas seis meses. A sede do Louvre em Lens , norte da França, ficou com 330 mil em quatro meses.
A inauguração do Louvre em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, está prevista para princípios de 2016. O prédio deverá ser entregue no final de 2015. É bom lembrar que faz sucesso também o moderníssimo Museu de Arte Islâmica em Doha, no Qatar, aberto em 2008. Programe-se para uma viagem pelo nunca visto. A companhia aérea Etihad, inicia vôos entre São Paulo e Abu Dhabi em junho próximo. Abu Dhabi é destino com herança cultural riquíssima, junto ao que há de mais moderno e luxuoso em infra estrutura turística. O visitante pode usufruir de praias, ilhas, deserto, osásis, paisagens urbanas onde a arquitetura é a atração. O pode fazer turismo de aventura ou praticar golfe, velejar, fazer safáris em camelos, dormir em tendas nos acampamentos do deserto, cavalgar ao longo das praias, usar caiaque nos pântanos e alagadiços preservados ou visitar uma das mais deslumbrantes mesquitas do planeta.
Outros destinos nos Emirados Árabes: Dubai ( Emirates, ligando a capital paulista em vôo direto a Dubai há cinco anos) e Doha (com a Qatar há dois anos no Brasil, voando para Doha).