Museu do Ipiranga fecha por tempo indeterminado, diz USP

A direção do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, comunicou neste domingo (4), na página do museu na internet, que o edifício histórico da Zona Sul de São Paulo “está fechado para visitação, por tempo indeterminado”. O motivo alegado para o fechamento “é o diagnóstico preventivo da situação estrutural do prédio”. Inclusive, um recital Quarteto de Flautas, que estava previsto para as 16h deste domingo, teve de ser cancelado. O museu funciona no Parque da Independência.
A assessoria de imprensa da Universidade de São Paulo (USP) enviou nota à imprensa, assinada pela diretora do Museu Paulista, Sheila Walbe Ornstein, e pelo superintendente do Espaço Físico, Antonio Marcos de Aguirra Massola, neste domingo, em que informa que “há tempos fazendo diagnósticos e projetos sobre o restauro e readequação do edifício do Museu Paulista, datado de 1893, parte do complexo histórico do Ipiranga”. A nota foi assinada no sábado (3).
Segundo a USP, os diagnósticos de alta especialização são necessários em razão de o prédio ter sido erguido no século XIX, “com técnicas construtivas pouco conhecidas na atualidade”.
“É necessário e comum que museus instalados em prédios históricos fechem parcial ou totalmente para restauros e modernizações. O Museu Paulista não foge a tal regra e possui previsão de fechamento de salas, de um lado para facilitar diagnósticos, projetos, licitações e intervenções, e, de outro, para garantir a incolumidade dos visitantes e servidores, bem como a proteção física do acervo”, informou a nota.
"Vistorias técnicas encerradas na sexta-feira (2) indicaram uma aceleração no calendário previsto para fechamento", concluiu o comunicado, sobre o fechamento às pressas do Museu do Ipiranga.
Do G1 São Paulo

Comentários