Pular para o conteúdo principal

Fique em casa: assista a concertos e óperas do Brasil e do mundo pela internet

Maestro Isaac Karabtchevsky rege grupo com integrantes da Sinfônica Heliópolis e Petrobras Sinfônica na Sala São Paulo,Rodolfo Yuzo/Divulgação


Com suas casas de música clássica favoritas fechadas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, os fãs de concertos e óperas podem aproveitar para visitar espaços mais distantes do que o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e o Theatro São Pedro, todos na capital paulista.
Grupos de várias partes do Brasil e do mundo aproveitaram o momento para abrirem seus acervos e divulgarem seus trabalhos. De graça, é possível assistir a concertos de orquestras de Minas Gerais e Porto Alegre, mas também Londres e Berlim, além da clássica Osesp.

Confira abaixo um roteiro erudito para amenizar a sua quarentena.

Nacionais

Clássicos da TV Cultura
Todo sábado, às 23h, o canal transmite concertos ou produções documentais de importantes orquestras, maestros e solistas do Brasil e do mundo. É possível assistir à programação no site ou na TV e, embora desatualizado, o perfil do YouTube do programa ainda guarda algumas obras como “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikóvski, na íntegra.

Como assistir: tvcultura.com.br/aovivo ou YouTube: bit.ly/2wR56cp



Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
O grupo, que completou 12 anos neste ano, conta com mais de cem vídeos de apresentações regidas por Fábio Mechetti, além de bastidores e histórias de compositores em seu canal do YouTube.

Como assistir: youtube.com/filarmonicamg



Orquestra Petrobras Sinfônica
A orquestra criou a Opesflix, que faz referência à empresa gigante dos streamings. Diariamente, o grupo publica um dos 45 vídeos de concertos separados para a quarentena —e isso inclui performances clássicas, pop e infantis. A estreia foi no dia 20 de março, com “Pássaro de Fogo”, de Stravinski, regida pelo maestro titular Isaac Karabtchevsky.

Como assistir: bit.ly/2xbc8ZI


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Em seu canal no Youtube, a Ospa liberou 20 apresentações de sua temporada de 2019 e uma da de 2020 para quem está de quarentena.

Como assistir: youtube.com/ospaRS


Sala São Paulo
A casa de música clássica mais famosa da capital, e uma das principais do país, montou uma programação semanal online enquanto não reabre as portas. Às terças e quintas, a Orquestra Sinfônica de São Paulo visita seu acervo e resgata obras interpretadas pelo grupo e convidados no local.



Aos sábados, às 16h30, faz transmissões ao vivo em seu canal do Youtube —todas ficam disponíveis por lá. Os domingos, às 19h, são reservados para a Série Digital Osesp Personnalité. Além disso, músicos da orquestra e do coro compartilham momentos musicais diretamente de suas casas para as redes sociais do espaço.
Como assistir: salasaopaulo.art.br/digital, Instagram: @salasaopaulo_ , YouTube: youtube.com/videososesp ou Facebook: facebook.com/osesp



Theatro Municipal de São Paulo

O teatro disponibilizou, na íntegra e de graça, as gravações das nove sinfonias de Beethoven executadas pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a batuta do titular Roberto Minczuk, em 2019. As peças serão liberadas às segundas e quartas, e a primeira —a nona sinfonia, a mais famosa— já está no ar.


Como assistir: youtube.com/theatromunicipalsp


Internacionais


Filarmônica de Berlim


A orquestra formada em 1882 e baseada na Alemanha libera seu acervo com centenas de apresentações, entrevistas e documentários por um mês. Basta utilizar o código BERLINPHIL na hora da assinatura.

Como assistir: digitalconcerthall.com (é possível trocar o idioma do site para outras línguas, como inglês e espanhol).


London Symphony Orchestra


Aos domingos e quintas, a orquestra londrina inclui sempre um concerto de seu acervo no canal do Youtube. Até agora, já apareceram obras de Stravinski, Brahms e Schumann, entre outros.

Como assistir: youtube.com/user/Lso


Metropolitan Opera


Diariamente, às 20h30, a famosa casa de Nova York promove o Nightly Met Opera Streams, que libera óperas completas gravadas para o cinema com legendas em inglês, italiano, alemão e espanhol e em qualidade alta. No catálogo, peças como “La Traviata”, de Verdi, dirigida por Michael Mayer e comanda pelos maestros Karel Mark Chichon e Bertrand de Billy, ainda ficam disponíveis por cerca de 23 horas após sua transmissão.

Como assistir: bit.ly/31MhvJh

OperaVision


O streaming de ópera abriu gratuitamente o seu catálogo, que inclui obras de Puccini, como "Lá Bohème", que tem regência de Carlo Rizzi, e Händel, como "Xerxes", dirigida por Stefan Herheim. A plataforma ainda alimenta o Youtube com apresentações completas, como “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, produzida por John Cox.
Como assistir: operavision.eu (é possível deixar o site em inglês, francês ou alemão) ou YouTube: bit.ly/2UyEsxO


Ópera Nacional de Paris


O grupo francês libera, semanalmente, um novo espetáculo em seu site. Nas próximas semanas, entram no catálogo “Contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach, (20 a 26 de abril) e “Carmen”, de Bizet, (27 de abril a 3 de maio).

Como assistir: operadeparis.fr (é possível deixar o site em inglês e francês)

fonte: folha de São Paulo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...