Pular para o conteúdo principal

Museus famosos criam tours virtuais para os amantes da arte

Em tempos de novo coronavírus, quarentena e medidas de isolamento que atingem um terço do planeta, tudo para evitar o contágio da nova doença, os amantes de arte de todo o planeta ganharam uma opção diferente, mas que ajuda a levar um pouco dos principais artistas do mundo para dentro da sua própria casa.
Museus de todo o mundo criaram opções de tours virtuais, com acesso livre para sua coleção de obras-primas.
Que tal experimentar?
PARIS.
Provavelmente o museu mais conhecido do mundo, o Louvre, em Paris, têm visitas virtuais em praticamente todas as suas salas. Que tal aproveitar e ver a Mona Lisa? Acesse: https://bit.ly/3aiGdUG.
NEW YORK.
O Museu Metropolitano de Arte, de Nova York, dá a possibilidade de um tour especial. É uma visita completa, com direito a visão 360º das principais salas e explicações de diversas obras. Acesse: https://bit.ly/34LvZem.
CHICAGO.
Já assistiu 'Curtindo a Vida Adoidado'? Se sim, é impossível não lembrar das cenas em que Ferris, Cameron e Sloane visitam o Instituto de Arte de Chicago. Uma aula de Impressionismo clássico. Acesse: https://bit.ly/2XFb5vY.
JERUSALÉM.
O Yad Vashem, museu do holocausto, fica em Israel e reúne o principal acervo de obras, fotos e objetos da Segunda Guerra Mundial. Essencial para quem gosta de história. Acesse: https://bit.ly/2VjbfHL.
ATENAS.
O Museu Arqueológico de Atenas liberou em seu site boa parte de sua coleção, com um gigantesco material de obras de arte, artefatos e muita história da Grécia antiga. Acesse: https://bit.ly/2zd9K5v.
ROMA.
O Vaticano tem uma série de museus com artes e esculturas que dispensam apresentações e, em boa parte, foram escolhidas a dedo para fazerem parte da coleção das autoridades da igreja católica. Acesse: https://bit.ly/34KNewa.
FLORENÇA.
Da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio, Botticelli. Se você conhece esses grandes artistas, vai curtir também a Galeria Uffizi, histórico museu em Florença, na Itália. Acesse: https://bit.ly/2xs2HoZ.
MILÃO.
Algumas das obras mais conhecidas do mundo estão na Pinacoteca de Brera, na Itália, como, por exemplo, a 'Ceia em Emaus' ou 'O Casamento da Virgem'. Acesse: https://bit.ly/2VgmcJZ.
LONDRES.
A Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas são só dois dos itens que estão expostos no Museu Britânico, que fica na capital da Inglaterra, e foi fundado no século 18. Acesse: https://bit.ly/3aolvD3.
KURASHIKI.
O Museu de Arte Ohara, no Japão, ficou famoso por ser a primeira galeria de arte ocidental do país. São obras de artistas de todo o planeta. Acesse: https://bit.ly/3aiIdMG.
SÃO PAULO.
Neste período de pandemia, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) criou um aplicativo exclusivo com vídeos de curadores, artistas e pesquisadores, além de publicar novidades diariamente no Instagram. Acesse: https://bit.ly/2xtPAUj.
Jovens fazem sucesso na internet ao criarem releituras de quadros famosos
Durante o período de quarentena, quatro colegas de quarto criaram uma conta no Instagram com uma iniciativa simples, porém bastante divertida: recriar obras famosas apenas com o que eles tiverem em casa.
Apaixonados por arte, eles viram a onda dar tão certo que em menos de um mês já são mais de 80 mil seguidores. Foram feitas hilárias releituras de obras de artistas famosos como Picasso, Manet, Caravaggio, entre outros. A conta é @covidclassics.
fonte: Caíque Toledo @CaiqueToledo | @jornalovale

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...