Rio o filme que ganhou o Leão de Ouro de Veneza
Mostra terá “Fausto”, de Alexander Sokurov, “Edge”, de Alexey Uchitel, e mais três obras russas
Na realização de seu Projeto Multimídia Rússia, que visa a aproximar cada vez mais o Brasil e a Rússia, a Mir Mídia inclui mais uma área – a do cinema. Aos apoios à Orquestra Sinfônica Brasileira na divulgação da música clássica russa e à Escola de Balé do Teatro Bolshoi em Joinville, SC, aos programas diários Voz da Rússia e ao portal Diário da Rússia, entre outras ações, se soma agora a atuação em parceria com o Festival do Rio, a mostra de cinema internacional que será realizada de 6 a 18 de outubro. Entre os melhores filmes do Festival, cinco produções russas, com destaque para “Fausto”, de Alexander Sokurov, que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza que se encerrou no domingo, 11, e “Edge”, de Alexey Uchitel, que representou a Rússia no Oscar 2011.O cinema soviético – e depois o russo, como todo o país – passou por várias fases, do crescimento à estagnação, e de novo ao crescimento. Os filmes desses períodos são conhecidos do público brasileiro. As obras de renomados diretores da época soviética, tais como Serguei Eisenstein, Mikhail Romm, Serguei Iutkevich e, mais tarde, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Nikita Michalkov tiveram seu espaço nas telas de nosso pais.
Hoje, porém, se pode afirmar que a atual fase ascendente do cinema russo é muito pouco conhecida dos cinéfilos brasileiros. Partindo desse pressuposto, o Festival do Rio, com apoio da Mir Mídia, incluiu na sua mostra internacional cinco filmes russos, entre eles alguns produzidos pelas grandes estrelas de hoje. Os escolhidos são "Fausto" de Alexander Sokurov, que ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza, “Edge", de Alexey Uchitel, representante da Rússia no Oscar 2011, e mais três obras.
Nas atividades do Festival, além da exibição dos filmes, o cinema russo será representado por um grupo de dirigentes da indústria cinematográfica, diretores , artistas e jornalistas. Nos dias que antecedem o Festival do Rio, o programa Voz da Rússia apresentará reportagens sobre os filmes, seus diretores e protagonistas, além de entrevistas com membros da comitiva russa. O programa e o portal Diário da Rússia realizarão, ainda, vários concursos, sorteando ingressos entre seus ouvintes e usuários.
O Festival do Rio, que chega à sua 13.ª edição, começou em 1999 como resultado da fusão dos dois maiores festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundada em 1988) –, e atualmente é o maior festival do Brasil e da América Latina.
fonte: Diário da Rússia