O barítono Roman Burdenko foi o grande vencedor do Festival Competizione dell'Opera, realizado em Moscou. Os cantores russos ficaram com os principais prêmios da competição. O segundo lugar foi do também barítono Igor Golovatenko, e o terceiro, atribuído ao baixo Mikhail Korobeynikov. Esse foi o segundo grande festival de ópera promovido este ano na capital russa. O primeiro foi o Operalia, organizado e dirigido pelo tenor e maestro Plácido Domingo.
Criado em 1996 na Alemanha, o Festival Competizione dell’Opera foi agora realizado pela primeira vez na Rússia. O Professor e Maestro Hans-Joachim Frei, responsável pela iniciativa desde a sua criação, falou à plateia russa que o Festival é uma iniciativa vitoriosa, e um dos eventos mais apreciados no mundo da ópera, tanto que seus vencedores têm desenvolvido carreiras de muito sucesso. Ainda de acordo com o maestro, o festival busca novos talentos em todos os continentes, e são os próprios jurados que escolhem os finalistas após assistirem a DVDs de suas gravações e analisar as suas interpretações.
Hans-Joachim Frei destacou ainda que os cantores e cantoras da Rússia têm conquistado sucessivas vitórias no festival. Por sinal, a vencedora da primeira Competizione dell'Opera foi a russa Marina Mescheriakova, solista do Teatro Mariinski, de São Petersburgo.
fonte: Diário da Rússia