Pular para o conteúdo principal

Flipa tem primeira edição em Paulista/PE


Pernambuco ganha mais um evento literário no seu calendário. Além das já consolidadas Bienal do Livro e Festa Literária Internacional, entre os dias 22 e 26 de agosto será realizada a primeira edição da Feira Literária de Paulista (Flipa), cidade localizada no litoral norte do estado. Com o tema Educação e Sustentabilidade e fazendo homenagem ao escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (Alap) Amaro Poeta e ao patrono da educação brasileira Paulo Freire, a Flipa chega com o objetivo de incrementar a discussão acerca da ciência da literatura entre profissionais da área, formadores de opinião e público em geral.

A programação da feira conta com nomes da região, entre eles o cantor e poeta Nando Cordel, o escritor José Alves Sobrinho, o professor Hugo Monteiro, o psicólogo Luiz Schettini e a sexóloga Marta Menezes. A Flipa também reserva espaço para autores conhecidos nacionalmente, como o educador Celso Antunes, que tem 180 livros didáticos lançados e é membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O público poderá interagir com todos eles na Casa do Escritor, um dos espaços de convivência do evento.

A meta da feira é receber cerca de 200 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação. A entrada do público será gratuita em todos os dias e ambientes. Livros estarão sendo vendidos com 30% de desconto. Segundo a organização do evento, a Flipa propiciará a geração 200 empregos diretos e 300 indiretos, além do aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino de Paulista. Para isso, a Secretaria de Educação de Paulista investirá em bônus-livro no valor de R$ 100 para 1.187 professores, gestores e técnicos do município.

Montada na quadra do Clube Municipal do Paulista, a Flipa contará com 900m² para diversos espaços de convivência. Com 120 vagas, o Auditório Paulo Freire será o palco principal das principais palestras e apresentações culturais. No Estande Criança, arteeducadores ministrarão oficinas de pintura, contação de histórias, teatrinho, entre outras atividades recreativas para os pequenos. 12 estandes de distribuidoras e editoras serão montados para o público adquirir obras literárias com 30% de desconto.

CONCURSO LITERÁRIO - Durante a Flipa, serão premiados textos inéditos, distintos nos vários gêneros literários e com temática livre, embora sejam sugeridos temas que tenham vínculo com as produções culturais da cidade de Paulista e litoral norte de Pernambuco. Os selecionados serão publicados de forma que contemplem uma coletânea. Além disso, os vencedores nas cinco categorias (7 a 10 anos, 11 a 14, 15 a 18, acima de 18 e “Professores e Profissionais do Livro”) levarão uma biblioteca com 20 títulos. As inscrições devem ser feitas no site www.flipape.com.br, onde também está o edital do concurso. O material será avaliado e os vencedores serão divulgados no último dia da Feira.

A programação do evento pode ser conferida no endereço eletrônico:http://flipape.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça obras do artista espanhol Pablo Picasso

Picasso - Retrato de marie-thérèse walter 1937 (Foto: © Succession Pablo Picasso / Licenciado por AUTVIS, Brasil, 2013) Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1981. Reconhecido como um dos mestres da arte do século XX, ele foi pintor, escultor e desenhista, além de também ter se desenvolvido na poesia. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, tendo criado milhares de trabalhos com todos os tipos de materiais, Picasso também é conhecido como o co-fundador do Cubismo. A primeira obra de Picasso foi pintada aos oito anos de idade e era um óleo sobre madeira, chamada de O Toureiro. O trabalho foi conservado por toda a sua vida e sempre que se mudava, a obra ia com o artista. Picasso - Mujer con boina y vestido de cuadros 1937 Aos 16 anos ele se mudou para Madrid, onde se inscreveu na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Em Barcelona conheceu os modernistas e, anos depois, abriu a sua primeira exposição. No mesmo ano ...

O famoso quadro da Independência do Brasil

Pedro Américo se ofereceu para fazer a obra, 66 anos após o grito, e ganhou uma boa quantia pela encomenda: 30 contos de réis - como comparação, em 1888, o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na área da saúde. Na época, muitos políticos achavam que não seria preciso pedir a alguém de fora para fazer o quadro (Américo já vivia na Itália), mas, como tinha amigos influentes, ele conseguiu a indicação. Assim que soube que faria a tela, ele veio ao Brasil e fez uma pesquisa histórica intensa. "Ele recolheu todas as informações posssíveis e, com base no que descobriu, nos retratos, nas roupas, objetos de época, ele fez um arranjo da imaginação dele. Sob esse aspecto, a tela é muito criativa, e talvez esteja aí a grande razão pelo qual ela seja tão impactante ainda hoje. A imagem não tem um centro, o centro é um vazio, mas toda a composição está voltada para mostrar um episódio que ninguém viu." Foto disponibilizada no blog "Aleks Palitot Trilhando ...

Conheça o Circuito da Poesia no Recife

O projeto Consiste na instalação de doze Esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, representando personalidades conhecidas ambientadas em lugares estratégicos do centro da cidade formando um circuito, um percurso de visitação. Essas esculturas foram criadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque da Silva Filho. São elas: 01 - Manuel Bandeira - Rua da Aurora Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho  nasceu no Recife e estreou na literatura em 1917 com a publicação do livro A Cinza das Horas. A escultura apresenta Manuel Bandeira sentado, ao lado de uma janela colonial, onde contempla toda a paisagem do Capibaribe, na rua da Aurora. Lendo trecho de seu poema Evocação, o poeta convida o visitante a fazer o mesmo. O portal simboliza a passagem que a poesia de Bandeira representa para a literatura brasileira. 02 - João Cabral de Melo Neto - Rua da Aurora João Cabral de Melo  Neto nasceu no Recife e faleceu no Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasi...